TALITA BAZZO RAUBER
Inter-Ft. Talita Rauber. 2015.
A primeira,
“Inter-Ft.”, é uma collage arquitetônica, cada fragmento de uma imagem de
arquitetura interfere arquitetonicamente em uma outra. E “Ft.” pois ela
origina-se inicialmente como uma collage de Fernando Fuão, e eu dou
continuidade a ela, sendo assim “Ft” um jogo de palavras com “featuring”, e
F(Fuão) e t(Talita).
A segunda,
“Inter-Pombos”, tem esse título pois há pombos em dois recortes, dois
fragmentos, que se encontram arquitetonicamente, assim há a lúdica impressão de
que os pombos podem voar entre um e outro fragmento dentro da mesma collage.
A terceira,
“Inter-Voyeurs”, além de ter a maior interferência arquitetônica das três,
também tem a sua relação na utilização de dois fragmentos com figuras humanas,
ambas de costas, em encontros com outros fragmentos que sugerem sua admiração
pela arte visual e arquitetônica, visto que a figura feminina com pincel na mão
encontra-se com um fragmento da imagem de pintura em tela, e o homem após a
porta encontra-se com um fragmento da imagem de abóbada de alguma construção. O
voyeurismo é o sentimento de prazer em observar alguém em seu momento íntimo
sem ser visto, portanto, a relação entre o título e a collage é que nós,
observadores, espiamos imagens de uma mulher e um homem em seu momento de
admiração ou fazer artístico, os quais estão de costas, e não nos veem, mas
parecem ser fotografados pelo nosso olhar; mas, ao mesmo tempo, eles podem
sentir prazer com o que espiam também, como se admirassem o resultado de um
momento íntimo, de uma criação.
A collage surrealista foi estudada
pelo professor Fernando Fuão em seu doutorado, e desses estudos surgiu o livro
Collage como Trajetória Amorosa, no qual ele cria uma teoria da criação da
collage e a classifica em processos: “recorte”, “encontros” e “cola”. Este
livro tem-me servido de base para as criações das minhas collages desde 2013.
Eu as considero como sonhos meus, devido sua proximidade ao processo onírico,
pois as imagens dos livros ou revistas “me captam” quase que inconscientemente
durante o meu “olhar selvagem”, e depois esses fragmentos pedem para ser
encontrados, quase sempre contendo um quê de semelhança ou aversão nesses
encontros, até mesmo “encontros ao acaso”, e estes são como relações em um
sonho, que possuem outros significados além do que mostram, não são objetivas,
são subjetivas e visuais.
Inter-Pombos. Talita Rauber. 2015.
Inter-Voyeurs. Talita Rauber. 2015.
Inter-Pombos. Talita Rauber. 2015.
Inter-Voyeurs. Talita Rauber. 2015.
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